“Internet das coisas” e o Impacto no Marketing Digital

O aumento no número de aparelhos conectados a Internet representa novas possibilidades e desafios para profissionais de marketing digital. O que podemos esperar da Internet das Coisas e da sua influência para marcas, produtos e serviços? Fazendo esta mesma pergunta à equipe da YG Marketing, participou de um seminário e fórum de debate onde discutimos sobre as novas tecnologias e o impacto no marketing e na comunicação das empresas.

internet-das-coisas2

Mas o que é “internet das coisas”?

Uma boa definição, é que os objetos do seu cotidiano estão conectados a internet. Imagine chegar na cozinha abrir a geladeira, pegar a última lata de cerveja e sua geladeira automaticamente emitir um alerta a seu smartwatch para que mais cervejas sejam compradas, através do seu cartão de crédito ou crédito virtual. O mais interessante disso tudo é como a internet das coisas poderá impactar o marketing digital e a mídia clássica nos próximos anos.

internet-das-coisas

O potencial da internet das coisas é imenso, Experimente digitar “internet of things” na linha do Google ou no youtube assista um vídeo e caia da cadeira. Com base em tudo isso, as empresas deverão direcionar seus esforços a esta nova tendência de mercado para que seja possível chegar a potenciais clientes que antes não estariam disponíveis no mercado.

O marketing digital deverá ser completamente diferente. A publicidade deverá estar alinhada com os interesses, comportamento e compras do consumidor. Um bom exemplo de oportunidade de marketing é como as empresas vão interagir com a mensagem enviada pela geladeira ao smartwatch.
Por conta disso, as empresas devem interagir entre si para poder criar um serviço de valor e para criar o diferencial competitivo, as mais preparadas para este conceito certamente irão despontar na frente de seus concorrentes

internet-das-coisas3